4 de jan de 2013

(Resenha) Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Olá leitores! Hoje vim fazer um post um pouquinho diferente. A resenha de hoje é super especial por que é composta por 3 livros! É isso aí! Vim fazer a resenha da trilogia Jogos Vorazes e espero que vocês gostem. Antes de mais nada gostaria de dizer que essa série foi uma das minhas melhores leituras do ano de 2012. Os livros viraram favoritos e recomendo demais a leitura pra todo mundo!


Jogos Vorazes - Suzanne Collins (Livro 1) 397 páginas | Editora Rocco | Detalhes no Skoob

Jogos Vorazes é o primeiro livro da série onde somos introduzidos ao mundo distópico criado pela Suzanne Collins. Devo admitir que um defeito da série são os primeiros capítulos. Nesse livro, principalmente, não fui fisgada totalmente pela leitura até a metade do livro. Mas é justificável, afinal é um universo totalmente novo.

Vamos conhecer a protagonista e narradora do livro, Katniss, que mora num país conhecido por Panem (antigo EUA), que é subdividido em distritos e controlado pela Capital. No começo de tudo, Panem possuía um total de 13 distritos, mas o décimo terceiro rebelou-se contra a Capital e foi abolido. Como uma lembrança do poder da Capital sobre os distritos, foi criado um evento importantíssimo em todo o país: Os Jogos Vorazes, que acontece todo ano e é uma espécie de Reality Show onde crianças e adolescentes lutam pela própria vida.
Essas crianças e adolescentes são jogados em uma arena e forçados a matar uns aos outros até que reste apenas um jogador. Vale dizer também, que para os Jogos são selecionados duas pessoas (um casal) de cada distrito.

Voltando para nossa protagonista, descobrimos que por algum motivo, Katniss e um outro garoto de seu distrito, são escolhidos para participar do terrível evento. Isso é tudo o que eu posso falar, eu acho, por que se eu falar muito vou acabar dando spoiler hehehe.
Eu gostei muito do livro. Especialmente as sensações que tive enquanto via todo o sofrimento, angústia de Katniss. A autora sobre trabalhar muito bem as descrições nas cenas de luta, de ferimentos etc. Me sentia aflita toda vez que a protagonista se machucava. O final também me surpreendeu muito, com uma reviravolta incrível!


Em Chamas - (Livro 2) 413 páginas | Editora Rocco | Detalhes no Skoob


*SE VOCÊ AINDA NÃO LEU A SÉRIE, MELHOR PARAR POR AQUI*

Em chamas, segundo livro da série, é o livro que marca um série de acontecimentos importantes para o futuro de Panem. Por que depois da vitória de Katniss e de Peeta, o que foi visto como uma afronta à Capital, as coisas começaram a pegar fogo (literalmente). Ao mesmo tempo que a capital interpretou a atitude de Katniss e Peeta no fim dos jogos como uma afronta ao poder deles, os outros distritos interpretaram como um levante. Como se Katniss tivesse induzido a população à uma rebelião.

Katniss então, é vista como o que eles apelidam de "Tordo". O símbolo de uma revolução que visa a destruição absoluta da Capital que tanto manipula o país. Mas o problema é que, sendo o Símbolo que ameaça o que é mais poderoso em Panem, Katniss (família, amigos e todo mundo que ela conhece) corre sérios riscos. Sim, a Capital tem um plano. E não, não é um plano qualquer.

Adorei o segundo livro, que tinha tudo pra ser o mais "chatinho" de todos (digo, por ser o segundo da série, que geralmente é um livro de transição chato) e acabou me surpreendendo em vários aspectos. A "vingança" da Capital, sua estratégia, foi MUITO legal de se ler. Roí minhas unhas, de tão aflita que fiquei em certos pontos da história.


A Esperança - (Livro 3) 421 páginas | Editora Rocco | Detalhes no Skoob

Suzanne Collins realmente não tem pena de seus personagens. Pelo o que eu vi, se ela acha que alguém tem que morrer, ela não hesita, vai lá e mata (hahaha). Sério pessoal. Sofri muito com esse terceiro livro.

Depois de todo o alvoroço de Em Chamas, o que antes era uma faísca, agora explodiu. Os distritos se voltam contra a Capital e lutam para destruí-la. Então já é mais que óbvio que acontece um verdadeiro "banho de sangue". Os rebeldes fazem o possível pra derrubar a Capital, mas a mesma não entrega os pontos assim de primeira. Muitos personagens (importantes) morrem durante o livro e mesmo que muita gente não tenha gostado, ou achado injusto, eu achei bem realista. Acho que não ficaria convencida o bastante, se o livro terminasse às mil maravilhas.

Sendo o principal símbolo do levante, Katniss ainda tem que lidar com todo o sofrimento devido á situação do seu distrito e é claro, Peeta também está com problemas ( vou calar a boca agora tá? antes que saia um megaspoiler )

Bom gente é isso, me desculpem pela demora pra postar, mas eu estava de mudança, então fiquei sem acesso à internet por alguns dias. Feliz 2013 para todos (atrasado, mas de coração rs) e até a próxima!


14 comentários:

  1. Quando eu assisti o filme eu fiquei super afim de ler o livro (ainda não sabia que era uma trilogia). Aí quando eu soube que era uma trilogia eu pesquisei muito antes de iniciar a leitura. Até porque é um assunto que me interessa e há uma crítica muito forte. Então, já que eu fui uma das poucas pessoas a notar essa crítica no filme, vi algumas resenhas do livro pra ver se a crítica persistia mais. Então, depois de algumas pesquisas percebi que não. Aí desisti... Só que, depois de ter lido essa sua resenha, eu voltei a ter vontade de ler, hahaha! Ótimo 2013 pra você e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! Também adorei o filme, mas só assistir depois de ler os três livros. A crítica ao governo de Panem é algo que acontece a todo momento na leitura, mas sem ficar forçado. Eu gostei bastante!

      Obrigada e feliz 2013 pra você também :D

      Excluir
  2. Já li o primeiro livro, mas nem achei essas coisas que todo mundo disse ser. Achei a protagonista muito chatinha.
    Amei o teu blog, muito lindo! Já estou seguindo!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luana, também amei o seu e estou seguindo!
      Beijos

      Excluir
  3. Comecei a ler o 1º livro da Triologia hoje e já estou bastante anciosa depois dessa resenha . :X

    ResponderExcluir
  4. Eu ameeeei a trilogia. Vi muita gente reclamando o final, mas eu adorei. Não mudaria nada, eu acho rs.

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu! Achei que a autora foi super realista quanto ao final. Bjs!

      Excluir
  5. Olá! Li Jogos Vorazes agora e, Dezembro e simplesmente ADOREI!!!!! Ignorei o seu aviso e li a resenha de Em chamas, mas fiquei com medo de continuar... rsrsrsrs em breve lerei o segundo e terceiro livros da série... Adorei a tua resenha! bjooo
    http://www.fabipimentarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKK não era pra ter lido, soltei vários Spoilers ;/
      Bjs linda!

      Excluir
  6. Quero muito ler a trilogia!
    Já vi o filme do livro 1 e é perfeito *-*
    Muito diferente de tudo que tem se visto por aí!
    Adorei sua resenha, é só li a do primeiro e do segundo livro porque não queria pegar spoilers! hehe
    Beeijos,
    leitoraobsessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefani, também adorei o filme, é muito perfeito!
      Espero que leia os outros livros, que também são maravilhosos, bjs

      Excluir
  7. Eu simplesmente AMO essa trilogia, conheci pouco antes de anunciarem o filme e me apaixonei completamente. Sem dúvidas o melhor livro é o Em Chamas, pelo menos na minha opinião.

    http://whathethinks.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei inconformada com o final! Depois do brilhante "Em chamas", o melhor dos 3 na minha opinião, vem "A Esperança" e despenca tudo!!! Achei o terceiro livro de um roteiro preguiçoso, como se a autora tivesse pego as situações mais faceis, misturado umas mortes pra dar impacto e um pouquinho de suspense... mas ainda sim, preguiçoso... E nem digo com referencia a uma determinada morte no final (aliás, que fez a historia inteira perder completamente o sentido)... Achei péssima a solução para o que aconteceu com Snow, com Coins... Isso, sem falar do péssimo, mas péssimo mesmo que foi o final do Gale

    ResponderExcluir